Noite em claro – Martha Medeiros

Estava tudo silencioso e de repente o céu desabou. Na televisão disseram que esta chuva vai durar uma eternidade. Eu pensei em ler um livro, mas tive uma ideia melhor: vou escrever um livro. E só vou terminá-lo quando a chuva parar (p.3).

noite em claroEu nunca tinha lido nada da Martha Medeiros na vida. Um belo dia encontrei essa edição da L&PM, gostei da sinopse e resolvi arriscar. Noite em claro é uma ótima novela (ou crônica?) em que a narradora resolve escrever durante uma noite chuvosa.

A narradora/protagonista não tem nome, apenas se identifica como uma apresentadora de TV que transou pela primeira vez 21 anos atrás. A partir dessa premissa, a autora narra as lembranças da personagem com antigos namorados/casos, as amarguras de sua vida e seu futuro incerto.

A narradora conta sua vida sem nenhuma censura ou pudor: fala sobre suas impressões em relação ao marido paraplégico e seus desejos de possuir outros homens; sobre um jovem que insiste em mandar e-mails inconvenientes e sobre o jogador de futebol semi-desconhecido que despertou sua paixão.

O livro faz parte da coleção 64 páginas da L&PM. Nessas poucas páginas, Martha Medeiros mostra sua facilidade em escrever em um tom coloquial, fácil e sem enrolação. A narração em primeira pessoa nos deixa mais próximos da personagem; dividimos com ela suas frustrações, seus prazeres e sua solidão. O texto é limpo, não há frases ou parágrafos soltos. Eu li toda a história enquanto esperava o ônibus – o que me fez querer todos os livros da coleção.

Para quem não tem costume de ler, uma boa é começar por esses livretos da L&PM (que custam só 5 reais). Uma ótima distração na hora de esperar o ônibus, aguardar na fila, ler no banheiro…

E no final das contas é tudo escuro, é sempre noite, e quase tudo é bobagem. A gente fica sozinho, bebe demais, lembra demais, pensa demais, bate em portas estranhas, há uma festa, a festa termina, não há final feliz ou infeliz., não há final, o dia amanhece, a chuva pára, se aconteceu alguma coisa ou nada aconteceu, não faz diferença. aos poucos a gente acostuma e se enxerga (p.41).

MEDEIROS, Martha. Noite em claro. Porto Alegre: L&PM, 2012.

5 latas

About these ads

One thought on “Noite em claro – Martha Medeiros

  1. Deparei-me com esse livro numa banca de revistas em um supermercado, numa dessas mini-estantes da L&PM com vários títulos dessa coleção de 64 páginas (que aliás é realmente magnífica, tanto pelo preço pra lá de bacana quanto pelos títulos, que são interessantíssimos e de leitura fácil e rápida). Li a sinopse e fiquei em dúvida se levava ou não. Embora adore narrativas com atmosferas obscuras e personagens densos, achei a ideia do livro um pouco clichê, daquelas que sempre acabam orbitando em torno das frustrações amorosas/sexuais do personagem. Não gosto muito desses livros que acabam se tornando uma sessão de terapia narrada, principalmente quando a personagem principal é uma mulher de meia-idade e classe média ou classe média alta. Mas acabei levando, lendo em uma noite e me surpreendendo. No começo achei que meus temores iriam se concretizar; em muitos trechos acreditei que a história acabaria se convertendo num conto erótico, mas conforme fui lendo fui vendo que a história é realmente bem escrita e a narrativa flui de modo a prender o leitor até a última página. Apesar de cair em alguns clichês, os personagens são de fato singulares e o estilo “fluxo de consciência” da narrativa é bem cativante. Resumindo: a leitura vale a pena mais pelo talento da autora do que pela história em si, mas vale…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s