DOIS IRMÃOS – MILTON HATOUM

Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos.

E aí minha gente, como estamos? Para animar essa tarde chuvosa, um post de um forte candidato para entrar na patota dos autores clássicos da literatura brasileira. Senhoras e Senhores: Dois Irmãos do amazonense Milton Hatoum!

A trama conta a história de ódio entre os gêmeos Yaqub e Omar, suas relações com a mãe, o pai e a irmã, além dos percalços que essa família vive. A narrativa se inicia no final da Segunda Guerra Mundial, com a volta de Yaqub após alguns anos no Líbano – lugar para onde foi mandado numa tentativa desesperada da família de evitar um conflito entre os irmãos. Com a volta do gêmeo fica mais evidente o disparate existente entre os irmãos: enquanto Yaqub possui uma personalidade mais serena e se mostra um próspero engenheiro, Omar entrega-se as festas e bebedeiras.

Toda rivalidade entre os dois tem seu início ainda no berço, a começar pela mãe, Zana, que sempre superprotegeu e mimou o caçula Omar. Este, por sua vez, sempre causou muita preocupação ao criar muitas confusões – como no episódio em que foi expulso da colégio e foi transferido para uma instituição de índole questionável, conhecida como “escola de vândalos”. 

A história é narrada em primeira pessoa por Nael, filho da empregada Domingas, trinta anos depois dos fatos ocorridos, que tenta descobrir entre os homens da casa quem é seu pai. A trama é montada de forma não linear, com avanços e recuos no tempo, conforme o narrador relembra e remonta os fatos.

Milton Hatoum nos mostra no livro (escrito no ano 2000) as dificuldades dos imigrantes libaneses em uma cidade – Manaus – decadente, em meados do século XX. Sua escrita é simples, mas cheia de detalhes e sutilezas; ele descreve com maestria lugares e pessoas, o que  facilita ao leitor visualizar perfeitamente todos os cenários e personagens. 

Àqueles que procuram uma leitura fácil e envolvente #FicaDica desse que é um dos melhores autores da atualidade e  um grande exemplo da literatura regional contemporânea.

 

HATOUM, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Cia das letras, 2000.

4 latas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s