Obrigado por você existir – Lucília Junqueira de Almeida Prado

Um grande amor dividido pela guerra e ressuscitado pela esperança!

O livro de hoje é um romance juvenil que um dia (há muito tempo) achei perdido lá na casa da minha avó e surrupiei para mim: Obrigado por você existir de Lucília Junqueira de Almeida Prado.

Vamos ver o que nos diz a contra-capa do livro:

“O grande amor entre Virgínia e Marcos é interrompido pela Segunda Guerra Mundial. Marcos apresenta-se como piloto voluntário para lutar contra os nazistas e é mandado para a Itália. Mas seu avião é abatido pelo fogo inimigo e ele é dado por morto! Imersa na dor, Virgínia não consegue esquecê-lo, mas já não tem mais argumentos para recusar o casamento com o insistente Ronaldo…”

Bom, resumindo: Virgínia tinha esse caso de amor ingênuo com Marcos, porém a guerra separou os dois. Sem notícias do amado, a moça e todos passaram a acreditar que ele estava morto! Contudo, foi preciso seguir a vida e não deixar que as marcas do passado a impedissem de viver (olha, filosofei)…

O livro faz parte da coleção Veredas da editora Moderna. A leitura é bastante fácil, a linguagem é simples e sem muitos incrementos. Apesar do enredo água-com-açúcar, a história é envolvente e vai agradar as moçoilas de plantão. Ao todo são 111 páginas que podem ser lidas de uma única vez. É interessante que, além da parte romântica, a autora também narra, ainda que superficialmente, o cotidiano dos soldados enviados ao campo de batalha – em especial a turma da aeronáutica. 

Ambientado nas décadas de 40/50, o livro poderia muito bem se tornar uma boa novela mexicana de época; pode-se perfeitamente imaginar as roupas e os costumes da época, tudo com uma pitada de dramalhão.

2 latas

PRADO, Lucília Junqueira de Almeida. Obrigado por você existir. São Paulo: Moderna, 1992.

2 pensamentos sobre “Obrigado por você existir – Lucília Junqueira de Almeida Prado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s