DISTRITO 9 – NEILL BLOMKAMP (dir)

Olá minha gente bonita! Sei que ando meio sumida, mas, sabe como é, natal, ano novo, viagem…. a gente se afasta mesmo. Prometo ser mais assídua daqui pra frente. Bom, para começar o ano eu não vou falar de livros. Vou sair da rotina e vou comentar um filme: Distrito 9.

Distrito 9 se passa em Joanesburgo, África do Sul. Um belo dia uma nave alienígena aparece na cidade e fica lá, pairando por dias. Quando decidem entrar, descobrem vários E.T.s amontoados e subnutridos. Os aliens são recolhidos em terra e levados para um acampamento (tipo acampamento de refugiados), mas, como acontece em todos os lugares em que uma população diferente passa a conviver com a local, vários incidentes ocorrem. Até que, 20 anos depois, uma ordem de despejo para todos causa uma grande revolução.

O filme, que é rodado em forma de documentário, sob o manto de ficção científica, traz várias questões políticas à tona: povos marginalizados (já que o acampamento acabou se tornando uma grande favela e seus moradores a escória da cidade), xenofobia, segregação racial, opressão, políticas higienistas, tudo que a gente vê na vida real – e nem precisamos ir muito longe

A história tenta retratar que, diferentemente de outros filmes, povos de outro mundo não são necessariamente mais evoluídos e nem trazem respostas para os questionamentos da humanidade, eles são comuns e também podem ser oprimidos e enfraquecidos pelo ser humano (como qualquer povo desse mundo).

Apesar de o roteiro conter algumas passagens bem comuns (o cara mau que maltratava os fracos que por uma ironia do destino passa a necessitar da ajuda deles e muda para o lado de lá),  a idéia central é bem interessante: poder discutir política através de um filme de ficção – ainda mais quando o cenário para essa ficção é a África do Sul, país que já sofreu muito com políticas governistas de segregação racial. Astuto.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s