Cante para eu dormir – Angela Morrison

10154200_676384009087700_2524537638255387514_n1“Ao menos sei cantar. Puxei ao lado da mamãe. Posso não ter a aparência de um pássaro canoro – pareço mais uma cegonha -, mas se você fechar os olhos, vai achar lindo.”

Olá colegas, como anda a vida? A minha anda bem parada… e para dar uma agitada, o post de hoje é sobre o livro Cante para eu dormir, da americana Angela Morrison. Antes que alguém reclame de alguma coisa, já vou avisando que esse livro é sobrinho-neto daquele livro estrelar do João Verde (entendedores entenderão).

O livro conta a história da adolescente Beth, uma jovem que sofreu bullying a vida toda por ser muito feia. Quando criança a primeira frase que seu pai disse ao vê-la foi “nossa, como é feia!“, e essa “profecia” ficou com ela por muitos anos. Na escola era conhecida como A Fera, pois tinha cabelo desgrenhado, espinhas no rosto, óculos fundo de garrafa e era muito alta e magra. Porém Beth tinha algo com que se orgulhar: ela cantava lindamente. Sua participação no coro de meninas ajudou a se classificarem para uma competição na Suiça, mas as meninas não poderiam deixar Beth se apresentar com aquela aparência e a ajudaram com todos os recursos, fazendo dela uma garota renovada, bonita e atraente.

Na Suíça, as meninas conheceram um coral de garotos, Amabile, do Canadá. Entre esses garotos estava Derek, rapaz bonito, simpático, dono de uma voz potente e que se encantou por Beth (e ela por ele), o que deixou Scott, amigo de infância e admirador de Beth, louco de ciúmes. Porém Derek escondia um segredo que poderia acabar com os sonhos românticos da menina.

Vamos aos prós e contras: o livro é de fácil leitura, a história é contada em primeira pessoa pela própria Beth (adoro livros em primeira pessoa). Derek é uma personagem apaixonante, mais um para a lista da Piriguetagem literária, aliás essa lista só está crescendo! O livro todo tem muitos diálogos e, graças a Nossa Senhora da Gramática, os erros de revisão não são tão assustadores assim (mas eles estão lá, pode ter certeza). Durante toda a narrativa acompanhamos o processo de transformação de Beth, suas angústias, dúvidas e inseguranças; é interessante acompanhar toda essa jornada e seria ainda mais gratificante se a personagem Beth não fosse tão chata! Gente, que menina irritante, não sei como Derek conseguiu aguentar…

Em todos os capítulos temos canções, uma vez que se trata de uma história que gira em torno de grupos de corais. Se fosse um filme com certeza teria uma trilha sonora maravilhosa. O coral dos garotos do Canadá, Amabile, existe de verdade, eles até tem um site (procure aí no google). A canção presente no último capítulo,  “Canção da Beth”, foi gravada pelo coral – e até que ficou bonitinha.

Porém, eu saquei o que ia acontecer na história bem antes do meio do livro – e olhar as imagens nas últimas páginas só confirmou minha suspeita. Dica: não bisbilhotem as últimas folhas! Não que eu seja muito esperta, mas o enredo é meio previsível…

Por fim, o projeto gráfico está bem bonito (embora tenha gente que ache que essa capa lembra capa de livro espírita). Eu, particularmente, só me incomodo com essa mão com quatro dedos… Nem preciso dizer que adorei o título! Sou daquele tipo de pessoa que escolhe o livro pelo título. Embora seja um livro juvenil, ele tem 351 páginas – no meu tempo os livros juvenis não tinham quase 400 página e, com certeza, as personagens eram bem menos safadeeenhas rsrsrs.

Vou deixar aqui a música que encerra o livro. Recomendo que ouçam a música enquanto lêem o último capítulo, para chorarem litros e litros… 

MORRISON, Angela. Cante para eu dormir. Carapicuiba: Pandorga, 2011.

4 latas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s