Desafio Livrada 2016!

Olá gente! Ano novo, vida nova (e clichê antigo)! Este ano resolvi dar um rumo na minha vida e desencalhar uns livros que estão aqui na estante há anos! Para isso decidi participar do Desafio Livrada! Um desafio literário feito pelo nosso amigo Yuri, do blog Livrada!, que consiste em quinze categorias e cabe a nós decidir o que melhor se encaixa em cada uma. 

A única ressalva que faço nesse desafio é que escolhi somente livros que já tenho em casa. Portanto, pode ser que alguma categoria fique em branco – e pode ser que eu dê uma leve roubadinha em alguma outra.

 

 

1- Um prêmio Nobel
O escolhido foi Pantaleão e as visitadoras, do Mario Vargas Llosa (Nobel em 2010). O livro “conta a história de Pantaleão Pantoja, um capitão recém-promovido do exército, que recebe uma missão inesperada – criar um serviço de prostitutas para as Forças Armadas do Peru isoladas na selva amazônica, dentro do mais absoluto sigilo militar.” fonte

290-574034-0-5-pantaleao-e-as-visitadoras
2- Um livro russo
O selecionado da vez foi A morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói. Sem mais.

A_MORTE_DE_IVAN_ILITCH_1352932133P
3- Um cânone da literatura ocidental
Então, o que pode ser considerado um cânone? O que é um cânone? Eu entendo como algo de suma importância e que influenciou várias outras obras. Pensando por esse aspecto, eu separei aqui Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. Um clássico, certo? Certo. 

admiravel-mundo-novo
4- Uma novela
O livro do Tolstói é uma novela, então acho que eu poderia ter roubado e usado um livro para duas categorias. Mas não farei isso (já roubei demais por aqui, vocês verão), então peguei o livro Quatro Estações, do Stephen King. O livro conta com quatro novelas – entre elas a que deu origem ao ótimo filme Um sonho de liberdade. Escolherei uma das novelas e voilá (porque sou realista e sei que não vou ler as quatro de uma vez)!

112810201SZ
5- Um livro que você não sabe por que tem
Aqui começa a safadeza. Essa é uma categoria que ficará em branco, pois eu sei o motivo de ter cada um dos meus livros – embora alguns estejam meio esquecidos. Os que eu não via nenhuma razão para ter já me desfiz em trocas ou doações.

6- Um autor do seu estado
E essa foi a brecha que eu precisava para ler o livro do meu amado Marcelo Rubens Paiva! Sou do estado de São Paulo e o Marcelo é paulista como yo! O livro que tenho dele e ainda não li é As verdades que ela não diz. Vamos aguardar…

Download-As-Verdades-Que-ela-nao-Diz-Marcelo-Rubens-Paiva-em-ePUB-mobi-e-pdf-363x574
7- Um livro publicado por uma editora independente
Cira e o Velho é um livro do escritor Walter Tierno – e comprei direto com o autor. Não sei se a Giz Editorial é uma editora independente, mas ela ainda é bem menor do que as que estamos acostumados. Vale pela curiosidade e pela oportunidade de conhecer obras novas.

imgTitle_20130806163035
8- Uma ficção histórica
Olhei bastante na minha estante e o que se aproximou aqui foi O historiador, da Elizabeth Kostova. O livro acompanha as pesquisas de pessoas que tentam remontar a lenda de Vlad, o empalador. É uma ficção histórica? Não, necessariamente. Mas é o que temos para o momento. 

Historiador
9- Um livro maluco
Então, a maluquice é muito relativa, não? Pode ser um livro maluco no sentido positivo da palavra? Se sim, eu peguei O massacre da serra elétrica, edição lindona da DarkSide Books (DarkSide, me adota!) por um simples motivo: um livro cheio de imagens e que reconta como foi a realização dos filmes sobre o caso só pode ser muito doido!

timthumb

10- Um livro que todo mundo já leu menos você
Parece que todo mundo já leu o Precisamos falar sobre o Kevin, da Lionel Shriver, menos eu. Só pra constar: essa capa é muito feia.

110567358GG
11- Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta
Esse ano O rei de amarelo andou meio na moda. Como sou dessas, aproveitei a promoção e adquiri  o meu exemplar (na verdade presento do mor). Qual não foi a minha surpresa quando descobri que o mestre H.P. Lovecraft teve influência da obra de Robert W. Chambers! Então tá…

119195079_1GG
12- Um livro bobo
Me interessei pelo livro Alcatraz contra os bibliotecários do mal só por causa do título. Pronto! 

ALCATRAZ_CONTRA_OS_BIBLIOTECARIOS_DO_MAL_1297636749B
13- Um romance de formação
Roubada nº3652. Para esta seção escolhi Maldita, do Chuck Palahniuk. O livro é o segundo da série que conta a jornada de Madson, uma menina que morreu e foi para o inferno – e lá ela começa a contar sua história e rever sua vida – e, a partir de então, tentar a redenção. Conta? Acho que sim.

malditacapa
14- Um livro esgotado
Não tenho nada para incluir aqui #todoschora. Próximo.

15- As aventuras do bom soldado Svejk
Como disse anteriormente, só selecionei livros que já tenho em casa. Como não tenho esse livro… vai ficar para a próxima! Em vídeo o Yuri disse que poderia ser algum dos livros do Zambra, bom eu já li o Bonsai (comentários aqui), então vou dar essa categoria como ok (roubada master)!

Bom, essa é minha pequena lista! Meio furada, mas feita com carinho… Convido todos para participar e tentar desencalhar algumas leituras da estante – para podermos comprar livros novos sem peso na consciência! É isso.. me desejem sorte!

12483469_10204025159548555_1663961525_n

Deixe uma resposta

